A demanda das culturas por Nitrogênio pode ser atendida pela aplicação de produtos inorgânicos (fertilizantes) e fontes orgânicas de Nitrogênio (palhadas e estercos), ou através da mineralização do nitrogênio da matéria orgânica do solo.

Estudos recentes avaliaram uma ampla gama de agroecossistemas tropicais, subtropicais e zonas climáticas; em diferentes tipos de solo, os resultados mostram que a fonte predominante de nitrogênio nas lavouras advém da matéria orgânica do solo. Em média, representou 79% do total de Nitrogênio das culturas.

Em alguns casos, esses grandes valores podem ser atribuíveis a outras fontes de Nitrogênio; por exemplo, o derivado de Nitrato na irrigação água, resíduos de Nitrato de fertilizantes anteriormente aplicados e reposição atmosférica.

No geral, os resultados enfatizam a importância da matéria orgânica do solo como fonte de Nitrogênio para culturas na maioria dos ambientes, porém as práticas para manter os níveis de Nitrôgenio devem se manter.

Com isso, um componente crucial da agricultura sustentável é o fertilizante líquido à base de Nitrogênio, assim como as práticas projetadas de gestão, para maximizar a sincronização entre o lançamento de fontes de Nitrogênio no solo e o tempo de absorção máxima do elemento pelas culturas.

Conte com a Fertec para fazer o melhor manejo da cultura.

Fernando Paiva

P&D Fertec

 

Imagem utilizada: Realize Educação 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas?